Há a teoria de que o "Hocus Pocus" teria se originado a partir do nome de um lendário mago italiano - Ochus Bochus. Uma tese que deve ser considerada é a de que o encantamento venha do galês hocea pwca (o truque do Pwca).
Pwca, também chamado pelos nomes Phooka, Phuca, Púca, Puka, Pouque, Glashtyn e Gruagach, é uma criatura travessa da mitologia e do folclore galês, é uma das várias espécies de elfos e fadas que se divertem em atrapalhar e até causar a morte de viajantes.
Sua aparência nunca foi descrita, pois ele a muda constantemente. Na maioria das descrições, aparece como um pequeno cavalo negro possuidor de uma luz nas narinas e na boca, outras vezes, porém, é descrito como sendo um coelho, um macaco, um duende marrom e em outras descrições, um misto de corvo e com o corpo feito de fumaça.
Sua ação ocorre da seguinte forma: ao avistar um andarilho, o pwca acende uma suposta lanterna que carrega, ou toca uma bela melodia com um violino. Quando encontra uma vítima, o pwca lhe dá conselhos enganadores ou o atrai para um penhasco ou um pântano. O Pwca é um parente do Hinkypunk inglês (cada povo tem uma versão diferente a respeito desses espíritos).
CURIOSIDADES
- Na peça de Shakespeare Sonhos de uma Noite de Verão, Puck, o menino de recados e criado leal do rei dos elfos e das fadas, tem o poder de desaparecer e de mudar de forma, e de uma forma curiosa, seu nome lembra muito o espírito galês.
- Em As Crônicas de Spiderwick, há a menção de uma criatura metade macaco e metade coelho que aparenta muito ser um Pwca.
Um comentário:
Muito bom vir ao seu espaço, aprendo muito sobre a Natureza.
Abraços
Postar um comentário