Bem Vindos ao Meu Caldeirão !!!

EU SOU!!!
Sou a magia elemental contida neste corpo causal
Sou forma feminina condensada em partículas de pura emoção
Sou a essência mais antiga que o próprio pensamento
Sou inspiração, que chega de leve como a brisa do verão
Sou o ar que alimenta o fogo animal da mais louca paixão
Sou rainha de mim mesma, muito além das brumas do tempo
Sou o brilho dos olhos refletido no êxtase deste olhar
Sou chuva que refresca a terra árida e sem esperança
Sou o pensamento dos sentimentos sem razão
Sou energia que ascende além da forma

Sou o vapor da água cristalina, carregada pelas nuvens do céu
Sou tudo e não sou nada, pois me achei neste exato momento!!!

Paty Witch Maeve


sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As Bruxas e a Menopausa



Este assunto é importantíssimo na Bruxaria. Falar sobre a menopausa é lembrar que a vida humana tem momentos que implicam ritos de passagem. Na Wicca celebramos o nascimento, a menarca (primeira menstruação), a maternidade e, no tempo certo, celebramos a menopausa.
Esse é o tempo da Mulher Sábia, aquela que não mais sangra, mas guarda o poder do sangue para si. É a Deusa em sua face Anciã, esbanjando sabedoria, paciência e os poderes da condutora e da mestra na magia.
Na Bruxaria costumamos fazer rituais onde as mulheres que atingem a menopausa são coroadas… Vocês já perceberam que a face Anciã da Deusa é em inglês designada pela palavra Crone, de onde se origina Crown, coroa? A Coroa da sabedoria é recebida pela mulher. Ela veste púrpura neste ritual, passa por um período de avaliação de sua vida como donzela e como mãe e depois se dedica a meditar sobre seus poderes e possibilidades como anciã. Esse é um tempo para as mulheres descobrirem uma nova dimensão da vida, de partilharem seus poderes, que estão no seu auge.
Nem vou me preocupar em falar que mulheres que atingem a menopausa não são velhas… É óbvio que não são e a cada dia maior será a longevidade. Assim, se passamos dos 13 aos 43 (em media 30 anos) de vida reprodutiva, passaremos mais ainda na época da Crone. É tempo pacas e temos que estar preparadas, física e espiritualmente para quando chegarmos lá.
As anciãs, em todas as culturas, são as mulheres sábias, aquelas que são o repositório da força moral e espiritual das tribos e nações. E para que compreendamos bem esse processo que ocorrerá em nossos corpos e nossas vidas, temos que nos preparar desde cedo. É na juventude que temos que conhecer o papel da Anciã em nossas vidas. Principalmente para que possamos nos divorciar do preconceito do pseudo-patriarcado, que olha as mulheres na menopausa como coisas inúteis, ultrapassadas, lixo…
Por isso, recomendo além do excelente livro “A casa da Lua”, que tem uma abordagem mais médico-psicológica, o maravilhoso livro da Lynn Andrews, “A mulher do Limiar de Dois Mundos”, que fala de uma xamã passando para a fase da menopausa.




Nenhum comentário: