Bem Vindos ao Meu Caldeirão !!!

EU SOU!!!
Sou a magia elemental contida neste corpo causal
Sou forma feminina condensada em partículas de pura emoção
Sou a essência mais antiga que o próprio pensamento
Sou inspiração, que chega de leve como a brisa do verão
Sou o ar que alimenta o fogo animal da mais louca paixão
Sou rainha de mim mesma, muito além das brumas do tempo
Sou o brilho dos olhos refletido no êxtase deste olhar
Sou chuva que refresca a terra árida e sem esperança
Sou o pensamento dos sentimentos sem razão
Sou energia que ascende além da forma

Sou o vapor da água cristalina, carregada pelas nuvens do céu
Sou tudo e não sou nada, pois me achei neste exato momento!!!

Paty Witch Maeve


sábado, 31 de outubro de 2009

Samhain



31 de Outubro

O Samhain (pronuncia-se "sou-en"), também chamado de Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita, é o mais importante dos oito Sabbats dos Bruxos. Como Halloween, é um dos mais conhecidos de todos os Sabbats fora da comunidade wiccana e o mais mal-interpretado e temido.

Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa. (O nome Samhain significa "Final do Verão".)

Samhain é também o antigo Ano Novo celta / druida, o início da estação da cidra, um rito solene e o festival dos mortos. é o momento em que os espíritos dos seres amados e dos amigos já falecidos devem ser honrados. Houve uma época na história em que muitos acreditavam que era a noite em que os mortos retornavam para passear entre os vivos. A noite de Samhain é o momento ideal para fazer contato e receber mensagens do mundo dos espíritos.

A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. é observado pela Igreja Católica Romana como um dia sagrado de preces pelas almas do purgatório.

Em várias regiões da Inglaterra acredita-se que os fantasmas de todas as pessoas destinadas a morrer naquele ano podem ser vistos andando entre as sepulturas à meia-noite de Samhain. Pensava-se que alguns fantasmas tinham natureza má e, para proteção, faziam-se lanternas de abóboras com faces horrendas e iluminadas, que eram carregadas como lanternas para afastar os espíritos malévolos. Na Escócia, as tradicionais lanternas Hallows eram esculpidas em nabos.

Um antigo costume de Samhain na Bélgica era o preparo de "Bolos para os Mortos" especiais (bolos ou bolinhos brancos e pequenos). Comia-se um bolo para cada espírito de acordo com a crença de que quanto mais bolos alguém comesse, mais os mortos o abençoariam.

Outro antigo costume de Samhain era acender um fogo no forno de casa, que deveria queimar continuamente até o primeiro dia da Primavera seguinte. Eram também acesas, ao pôr-do-sol, grandes fogueiras no cume dos morros em honra aos antigos deuses e deusas, e para guiar as almas dos mortos aos seus parentes.

Era no Samhain que os druidas marcavam o seu gado e acasalavam as ovelhas para a Primavera seguinte. O excesso da criação era sacrificado às deidades da fertilidade, e queimavam-se efígies de vime de pessoas e cavalos, como oferendas sacrificiais. Diz-se que acender uma vela de cor laranja à meia-noite no Samhain e deixá-la queimar até o nascer do sol traz boa sorte; entretanto, de acordo com uma lenda antiga, a má sorte cairá sobre todo aquele que fizer pão nesse dia ou viajar após o pôr-do-sol.

As artes divinatórias, como a observação de bola de cristal e o jogo de runas, na noite mágica de Samhain, são tradições wiccanas, assim como ficar diante de um espelho e fazer um pedido secreto.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat Samhain são maçãs, tortas de abóbora, avelãs, Bolos para os Mortos, milho, sonhos e bolos de amoras silvestres, cerveja, sidra e chás de ervas.

Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras negras, especialmente azeviche, obsidiana e ônix.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolotas, giesta, maçãs beladona, dictamo, fetos, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia e palha.



Ritual do Sabbat Samhain

Em muitas tradições wiccanas, é costume o Bruxo jejuar um dia inteiro antes de realizar o Ritual do Sabbat Samhain.

Após o banho ritual com água salgada para limpar seu corpo e sua alma de todas as impurezas e energias negativas, coloque uma veste cerimonial longa e preta (a menos que prefira trabalhar sem roupa, como fazem muitos Bruxos), use um colar de bolotas feito a mão em torno do pescoço e coloque uma coroa de folhas de carvalho na cabeça.

Comece traçando um círculo de 3m de diâmetro, usando giz ou tinta branca. Coloque 13 velas pretas e cor de laranja em torno do círculo e à medida que for acendendo cada uma diga:

VELA SAMHAIN DO FOGO TãO BRILHANTE CONSAGRE ESTE CíRCULO DE LUZ.

No centro do círculo erga um altar voltado para o norte. No centro do altar, coloque três velas (uma branca, uma vermelha e uma preta) para representar, cada uma, uma fase da Deusa Tripla. à esquerda (oeste) das velas, coloque um cálice com sidra e um prato contendo sal marinho. à direita (leste) das velas, coloque um incensório com incenso de ervas e uma pequena tigela com água. Diante das velas (sul), coloque um sino de altar de latão, um punhal consagrado e uma maçã vermelha. Faça soar três vezes o sino do altar e diga:

SOB O NOME SAGRADO DA DEUSA E SOB A SUA PROTEçãO, INICIA-SE AGORA ESTE RITUAL DO SABBAT.

Salpique um pouco de sal e água em cada ponto da circunferência em torno do círculo para limpar o espaço de qualquer negatividade ou influência maligna. Pegue o punhal com a mão direita e diga:

OUÇAM BEM, ELEMENTOS, AR, FOGO, áGUA E TERRA. PELO SINO E PELA LÂMINA EU VOS CONVOCO NESTA SAGRADA NOITE DE ALEGRIA.

Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com a sidra e diga:

EU TE OFEREÇO, OH, DEUSA, ESTE NÉCTAR DA ESTAÇÃO.

Coloque o punhal de volta no altar. Acenda o incenso e as três velas do altar e diga:

TRÊS VELAS EU ACENDO EM TUA HONRA, OH, DEUSA: BRANCA PARA A VIRGEM, VERMELHA PARA A MÃE, PRETA PARA A ANCIÃ. OH DEUSA DE TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES, A TI ERGO ESTE TEMPLO SAGRADO EM PERFEITA CONFIANÇA.

Pegue o cálice com ambas as mãos e derrame algumas gotas da sidra sobre a maçã, dizendo:

AO VENTRE DA DEUSA MãE RETORNA AGORA O DEUS, ATé O DIA EM QUE NOVAMENTE RENASCERÁ. A GRANDE RODA SOLAR GIRA MAIS UMA VEZ. O CICLO DAS ESTAÇÕES NÃO TERMINA NUNCA. ABENÇOADAS SEJAM AS ALMAS DAQUELES QUE VIAJARAM ALéM PARA O MUNDO ESCURO DOS MORTOS. EU DERRAMO ESTE NÉCTAR EM HONRA À SUA MEMÓRIA. QUE A DEUSA OS ABENÇÕE COM LUZ, BELEZA E ALEGRIA. ABENÇOADOS SEJAM! ABENÇOADOS SEJAM!

Beba o restante da sidra e, então, coloque o cálice no seu lugar no altar. Faça soar o sino três vezes, desfaça o círculo apagando as velas de cores laranja e preta, começando do leste e movendo em direção levógira. Pegue a maçã do altar e enterre-a do lado de fora para nutrir as almas dos que morreram no último ano.

O Ritual de Samhain está agora completo e deve ser seguido de meditação, divinação em bola de cristal, recital de poesia mística inspirada na Deusa e uma prece dos Bruxos pelas almas de todos os membros da família e dos amigos que passaram para o Plano Espiritual.


Abóbora - "A Rainha da Festa"

O símbolo que melhor representa o Halloween é, sem dúvida, a grande abóbora cor de laranja, e como toda bruxa gosta de fazer misturas no seu caldeirão, essa comemoração nos remete diretamente à cozinha, paraíso das alquimias, misturas mágicas e transformações surpreendentes.
A Pumpkin Pie (Torta de abóbora) é a rainha da festa. Uma deliciosa crosta de torta recheada com um creme de abóbora temperado com especiarias (cravo, canela e noz-moscada). Uma delícia irresistível nesses dias.

A abóbora também serve de base para pães, bolos, sopas e biscoitos (modelados nos formatos de morcegos, gatos, bruxas e fantasminhas).


Pumpkin Pie - Torta de Abóbora

Crosta:

1 1/2 xícara - farinha de trigo (simples sem fermento ou especial)
1/3 xícara - água fria
3/4 - 1 xícara - gordura vegetal

Misture o trigo e a gordura primeiramente. Use um garfo para "cortar" a gordura pra dentro do trigo.
Misture e adicione a água que precisar aos poucos usando os dedos para "chuviscar" até a massa ter uma consistencia. Trigo em geral tem niveis diferentes de humidade então acresenta a água devagar, misturando, e só água suficiente que a massa aglomera em granulos tamanho de ervilha.
Achatar a massa. Utilize um saco plastico grande ou duas folhas de papel de cera. Utilizando um rolo ou até uma garrafa espalhe a massa até tiver uma grossura uniforme e um pouco maior do que a sua panela de assar a torta.
Coloque a casca na panela e vai moldando no formato da panela. Não se preocupe se a massa quebrar isto pode ser tampado com os restos da massa. Corta a massa em volta da panela e até crie uma beirada decorativa se quiser.
Agora está pronto para adicionar os ingredientes da torta e colocar no forno.
Lave bem a abóbora com água (nada de sabão). Partir no meio e raspar o interior tirando as sementes e restos usando uma colher grande. Cortar fora a haste da abóbora. Colocar em recipiente para poder assar no microondas (pode cortar em peças menores se precisar). Cozinhe no máximo por 15 minutos ou até que a carne fique mole. Você pode ferver tambem mas leva mais tempo. Usando uma colher grande retire a carne da abobora até sobrar somente a casca. Bate esta carne no liquidificador um pouco ou use um garfo para criar um puré.

Aquece o forno para C200 graus.

Recheio:

1 xícara - açúcar

1 1/2 colher de chá - canella em pó

1 colher de chá - cravo da Índia em pó

1/2 colher de chá - gengibre em pó

4 - ovos

3 xícaras - puré de abóbora

1 1/2 latas - leite condensado

Misture bem com batedeira.

Coloque a mistura na crosta enchendo até pouco mais da metade.

Assar por 15 minutos depois abaixar o forno (C175 graus) e assar por mais 45 - 60 minutos. Está pronto quando pode enfiar uma faca de mesa limpa e retirar sem que nada gruda.

Deixe a torta esfriar um pouco e servir com chantilli em cima, sorvete ou simples.

Pão de Abóbora

Ingredientes:

2 xícaras de açúcar
3 1/2 xícaras de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de abóbora amassada
1 colher de chá de canela
4 ovos
1 xícara de óleo
2/3 de xícara de água
1 xícara de passas
1 colher de chá de noz-moscada

Misture todos os ingredientes numa tigela grande. Unte duas formas grandes ou três pequenas para pão, e encha com a mistura. Asse a 150ºC por uma hora. Resfrie as formas num suporte. Embale para manter o frescor.

Sopa de Abóbora com Gengibre

Ingredientes:

800 gr de carne de abóbora (pesado sem as sementes)
1 cebola
1 batata grande
2 dentes de alho
2 colheres de banha ou [azeite]
1/2 l de caldo de legumes
3 cm de gengibre, picado
1/2 colher de chá de cominhos moídos
1/2 colher de chá de manjerona seca
sal, pimenta
um pouco de molho Habanero [opcional]
3 colheres de sopa de Crème fraîche ou [natas]

Para os CROÛTONS

4 fatias de pão de forma ou normal
1 colher de sopa de manteiga ou [azeite]
[tempere com sal de tomate e alho em pó]

Preparação:

Cortar a abóbora em quartos e tirar as sementes. Não é preciso descascar, pois ao cozer a abóbora a casca fica mole e pode ser comida também. Cortar a abóbora em cubos e fritar no azeit com a cedola picada e o alho. Juntar o caldo de legumes, a gengibre, a manjerona, sal e pimenta e deixar ferver/cozer por 25 min tapado.
Adicionar as natas, mexer bem e triturar com a varinha mágica até se obter um creme. Juntar caldo de legumes se ficar muito tipo puré. Deixar cozer mais 2 minutos e verificar os temperos.

Para os croûtons tira-se a côdea do pão e corta-se em cubos de 1 cm große Würfel. Frita-se em azeite e tempera-se com sal de tomate e alho em pó até estarem douradinhos.

Servir a sopa com os croûtons.

Abóbora com Carne Moída

Para 4 Pessoas

Ingredientes:
1 abóbora pequena
2 cebolas
500 gr de carne moída
2 colheres de sopa de azeite
sal
pimenta
2 gr de canela
2 gr de cardamomo, moído
2 gr de cominho, moído
2 colheres de chá de açúcar
1 lata de tomates, cortado em cubos
1 lata de molho de tomates
2 colheres de sopa de salsa, cortada

Abrir a abóbora, limpar, cortar em fatias finas e descascar. Picar as cebolas.
Fritar a carne moída uma panela/frigideira grande com o azeite. Juntar as cebolas e os temperos. Depois adiciona-se a abóbora e o tomate e deixa-se cozer como tampa por 15-20 minutos.
Ao servir põe-se a salsa cortada.
Arroz fica muito bem como acompanhamento.

Bolinhos de Abóbora e Amêndoa

Cozinhar cerca de 400 grs de abóbora com 1/2 colher de sopa de canela em pó e raspas de 1 limão, deixar cozer até ficar macia e colocar para escorrer. Amassar bem a abóbora, juntar 2 chávenas de açúcar e mexer bem. Adicionar 2 ovos, bater até ficar um creme homogéneo, juntar 1 colher de sopa de canela, 1 cálice de vinho do porto, amêndoa q.b. e envolver bem na massa.
Por fim adicionar 1 chávena de farinha, 1 chávena de amido de milho e 1 colher de sobremesa de fermento em pó, envolver bem sem bater.
Entretanto alinhe forminhas de papel nas formas de muffins e encha as forminhas com a massa,leve a cozer a forno quente cerca de 25 minutos.
Decore a gosto depois de frias.

Purê de Abóbora com Carne de Sol

INGREDIENTES

Purê de abóbora
300g de abóbora cozida
80g de manteiga
1 colher de sopa de cebola
100ml de leite de coco
25ml de creme de leite
Sal a gosto

Carne de sol

200g de carne de sol desfiada
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola roxa picada
Sal e coentro a gosto

MODO DE PREPARO

Purê de abóbora

Passe a abóbora cozida em uma peneira e reserve. Em uma panela quente, derreta a manteiga, refogue a cebola roxa, adicione a abóbora e sal a gosto. Acrescente o creme de leite e mexa em fogo baixo.

Carne de sol

Cozinhe a carne em uma panela com água, que deve ser trocada até que todo o excesso de sal seja retirado. Depois de cozida, retire o excesso de gordura da carne de sol. Em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola roxa picada e a carne de sol desfiada, refogue os ingredientes e tempere com sal a gosto. Desligue o fogo e fique a vontade para decorar com o coentro. Monte o prato de acordo com sua preferência.

Risoto de Carne Seca e Abóbora

Ingredientes:

- 200gr de arroz arbório;
- 100gr de manteiga sem sal;
- queijo parmesão;
- ½ cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 1 ½ lt de caldo de frango
- 300gr de carne seca desfiada;
- 300gr de abóbora cabotiá assada e em cubos;
- 1 folha de louro;
- 100ml de cachaça.

Preparo:

Leve uma caçarola ao fogo com a metade da manteiga (acrescente azeite para
não queimar), adicione o alho, a cebola, a folha de louro e refogue. Junte o
arroz, mexendo bem e adicione a cachaça. Junte aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre por aproximadamente 14 minutos. Junte a carne seca e continue juntando o caldo de carne por mais 4 minutos. Junte a abóbora e mexa para incorporar os ingredientes. Coloque o restante da manteiga gelada e queijo ralado, mexendo bem. Acertar temperos. Servir em seguida.

Doce de Abóbora com Canela e Baunilha

Receita:

3 xícaras de abóbora cortadas em cubos
2 xícaras de açúcar
3 a 4 xícaras de água
2 pedaços de canela
1 fava de baunilha

Ferver a água com o açúcar, canela e baunilha até o açúcar derreter e começar a formar uma calda. Coloque as abóboras nesta caldinha e cozinhe-as até ficarem vitrificadas e bem macias, mas sem desfazer. Retire as abóboras com uma escumadeira e transfira para um pote de vidro. Então cozinhe a calda em fogo alto um pouco mais até reduzir pela metade e a calda ficar levemente carameliada. Penere a calda e sirva com o doce acompanhado de queijo.

Tortelli de Abóbora

Massa

600 gr. de farinha de trigo
6 ovos

Recheio

1 kg. de abóbora tipo japonesa
Queijo parmesão ralado
Pão amanhecido ralado
Salsa e cebolinha picadas
Noz-moscada ralada
sal

Molho

200 gr. de moelas de galinha
50 gr. de peito de galinha
1 cebola grande picada fina
3 tomates sem pele e sementes picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
70 ml de óleo
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Queijo parmesão ralado

Recheio

1 - Cozinhe a abóbora com casca em pouca água, sem
deixá-la muito mole;
2 - Descasque, amasse a polpa com um garfo e junte o
queijo, até obter uma massa homogênea;
3 - Misture o pão ralado para dar liga, sem deixar a
massa endurecida. Tempere com a salsa, cebolinha,
noz-moscada e sal.

Molho

1 - Limpe as moelas e pique-as juntamente com o peito
de galinha;
2 - Refogue no óleo quente, junte a cebola, o tomate e
o extrato de tomate;
3 - Tempere com sal e pimenta e cozinhe até a carne
ficar bem macia, acrescentando água de vez em quando,
se necessário;
4 - Quando pronto, acrescente a manteiga.

Massa e Tortei

1 - Coloque a farinha sobre a mesa, faça uma depressão
no centro e coloque os ovos. Misture e amasse bem com
as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea;
2 - Cubra com um pano de algodão e deixe descansar por
20 minutos. Abra a massa, com rolo ou máquina, em
folhas finas;
3 - Disponha montinhos de recheios ao longo da folha,
deixando uma boa distância entre eles. Cubra com outra
parte da folha, feche bem as bordas e corte com um
cortador de massa, em retângulos grandes;
4 - Cozinhe em abundante água fervente salgada, por
aproximadamente, quatro minutos;
5 - Escorra, polvilhe queijo ralado, cubra com o molho
e sirva quente.

Torta de Abóbora com Crosta

Ingredientes:

massa:

· 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
· 50 g de margarina
· 2 gemas
· Sal e noz-moscada ralada a gosto

Recheio:

· 500 g de abóbora
· 2 colheres (sopa) de óleo
· 1 cebola picada
· 1 dente de alho picado
· 2 ovos
· Sal e pimenta a gosto
· Salsa picada a gosto
· 30 g de farinha de caju

Modo de preparo:

massa:

Aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente misture a farinha, a margarina, as gemas, o sal e a noz-moscada. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por uma hora.

Recheio:

Cozinhe a abóbora com pouca água até ficar bem macia. Escorra e amasse com um garfo. Reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Misture na abóbora reservada, acrescente os ovos, o sal, a pimenta e a salsa. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma de 24 cm de diâmetro. Ponha o recheio e cubra com a farinha de caju. Leve ao forno por 50 minutos ou até dourar.

Abóboras ao Curry

Retire as sementes de uma abóbora de aproximadamente um quilo e meio, corte em pedaços grandes e leve ao forno (180 graus) por 40 minutos ou até que ela esteja macia. Tire do forno, espere esfriar um pouco e remova as cascas. Corte em cubinhos e acomode em uma vasilha.
Adicione 150g de grão-de-bico cozido e 100g de castanhas de caju. Reserve.

Em uma firigideira, refogue dois dentes de alho e um chili vermelho pequeno em uma colher de chá de óleo de gergelim e uma colher de sopa de óleo de soja. Acrescente 150ml de leite de côco, uma colher de chá rasa de curry em pó, a ponta de uma colher de chá de canela em pó e sal a gosto. Regue a mistura de abóbora, grão-de-bico e castanhas com esse creme e misture tudo cuidadosamente.
Finalize salpicando coentro e salsa picadinhos. Sirva imediatamente como acompanhamento ou “refeição-de-um-prato-só”.

Abóbora com Mousse de Queijo Minas

Ingredientes

Rolinho de abóbora
1 xícara (chá) de açúcar . 180 g
1 pedaço de canela em rama . 2 g
1 pedaço pequeno de gengibre sem casca . 4 g
200 g de abóbora-moranga cortada em lâminas finas

Mousse de queijo

3 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor . 4.5 g
½ xícara (chá) de açúcar . 90 g
½ xícara (chá) de creme de leite fresco . 105 g
½ kg de queijo-de-minas fresco sem sal picado
½ xícara (chá) de leite . 120 ml

Modo de Fazer

1. Rolinho de abóbora: em uma panela, misture o açúcar com a canela, o gengibre e 1 litro de água. Leve ao fogo e, ao ferver, disponha as tiras de abóbora e cozinhe por 1 minuto. Retire do fogo, tampe a panela e deixe tomar gosto por ½ hora. Em seguida, faça rolinhos com as tiras de abóbora, arrume em uma assadeira e deixe dentro da geladeira por 2 horas.
2. Mousse de queijo: em uma tigela refratária, hidrate a gelatina em 3 colheres (sopa) de água. Em seguida, leve ao fogo em banho-maria até a gelatina dissolver. Retire do fogo e reserve.
3. Coloque o creme de leite na tigela da batedeira e bata até obter um chantilly. Junte o açúcar, aos poucos e sem parar de bater. Misture com cuidado o queijo - de- minas batido no liquidificador com o leite e a gelatina. Leve à geladeira por 1 hora.
4. Transfira a mousse para um saco de confeitar e recheie os rolinhos de abóbora. Arrume nos pratos e decore com canela em rama.

Rendimento

8 porções de 157 g · 40 minutos (mais 1/2 hora para a abóbora tomar gosto mais 3 horas de geladeira)

Pudim de Abóbora

- 500 g de abóbora limpa

- 50 g de coco ralado

- 50 g de margarina

- 4 ovos

- 1 colher (sopa) de amido de milho

- 4 colheres (sopa) de caramelo líquido

- Raspa de 1 laranja

Parta a abóbora em pedaços e coza-os em água temperada de sal durante 20 minutos.

Retire a abóbora, deixe-a escorrer bem, deite-a para uma tigela, junte o coco, o açúcar, o amido de milho, os ovos, a margarina derretida e a raspa da laranja e mexa muito bem.

Barre uma forma com o caramelo, verta-lhe a mistura e leve a cozer em banho-maria durante 45 minutos. Deixe arrefecer dentro do banho-maria, desenforme e sirva decorado a gosto.

Folhados de Abóbora e Queijo Coroados de Avelãs

Assei a abóbora com sal, louro e azeite no forno durante 30 minutos, coberta com alumínio. Fiz bastante (que usei também numa sopa), para os folhados utilizei umas 200grs batida em puré (não esquecer retirar o louro!!) com um punhado de coentros.

Por unidade:

massa folhada

1 colher sopa creme abóbora e coentros
1 colher sopa queijo fresco em creme(light)
1 colher sobremesa queijo da ilha
avelãs lascadas
+
1 colher chá queijo
1 colher chá abóbora
avelãs
para o topping.

Muffins de Abóbora e Sementes de Papoila

12 unidades

1 chávena de abóbora ou butternut squash, em puré*
1/2 chávena + 2 colheres sopa (cerca de 150ml) natas
1 ovo grande
1 1/3 chávena (cerca de 175g) farinha com fermento
1/2 colher de chá fermento em pó
1/4 colher de chá bicarbonato de sódio
2/3 chávena (cerca de 150g) açucar
1/2 colher de chá canela
1/2 colher de chá gengibre em pó
1/2 colher de chá allspice
1/2 colher de chá noz moscada moída
3 colheres sopa manteiga sem sal, derretida
2 colheres sopa sementes de papoila
açucar em pó, para polvilhar (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180°C. Bata o puré de abóbora com as natas e o ovo, numa tigela de tamanho médio. Peneire a farinha, o fermento em pó, o bicarbonate de sódio, o açucar e as especiarias para outra tigela. Adicione as sementes de papoila. Combine as duas misturas, a líquida na seca. Acrescente a manteiga derretida, batendo até obter uma massa homogénea. Deite a massa numa forma de silicone para muffins. Leve ao forno 25 minutos ou até os muffins crescerem e estarem dourados. Remova os muffins da forma e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó para servir.

O puré cria uma óptima textura húmida nestes muffins com sabor a especiarias, no entanto, estes bolinhos não são bons para guardar e devem ser comidos no espaço de 2-3 dias.

* A abóbora ou butternut squash pode ser cozida em água ou ao vapor ou assada. Eu assei a minha e retirei a polpa com uma colher, depois de a colocar em metades cobertas por alumínio no forno por 45-55 minutos ou até estar mole e cozida.

Suco de Laranja com Abóbora

Ingredientes

200 g de abóbora cozida (1 copo)
Suco de 15 laranjas
Açúcar a gosto
Gelo

Modo de Preparo

Cozinhar a abóbora, bater no liquidificador com o suco de laranja e água gelada.

Observação
Servir gelado

Lasanha de Bacalhau e Abóbora

Ingredientes

1 (chá) de creme de leite fresco
1 (sopa) de salsinha picada
2 (sopa) de azeite de oliva
1 (sopa) de farinha de trigo
1 vidro de leite de côco,peixes e crustáceos
500 gramas de bacalhau porto demolhado
300 gramas de abóbora japonesa
pimenta-do-reino branca moída
3 dente de alho amassado
200 gramas de mussarela
sal

Modo de Preparo

Cortar as abóboras em fatias finas e cozinhar em água fervente. Cortar o bacalhau em fatias. Refogar o alho no azeite e juntar a farinha de trigo, o creme de leite e o leite de côco e deixar engrossar. Acrescentar a salsinha e a pimenta-do-reino. Numa travessa, colocar a primeira camada de molho, depois o bacalhau em tiras, o molho novamente, a abóbora, o molho, o bacalhau, molho, abóbora, molho, bacalhau, queijo mussarela e molho. Levar ao forno.

Polenta de Abóbora com Frutos do mar

Ingredientes:

1 kg abóbora de pescoço (madura)
6 dentes de alho
250 g de batatas
1 cebola roxa
250 g de ervilhas frescas congelada Escolha Saudável Perdigão
800 g de frutos do mar (camarão 7 barbas, vôngoli e marisco)
1 envelope de HONDASHI
1/2 copo de vinho branco seco
100 ml azeite de oliva extra virgem
8 tomates maduros (sem pele e sem sementes)
Sal e pimenta

Preparo:

Descasque a abóbora e corte em cubos (mais ou menos iguais), tempere com sal, azeite e alho.
Coloque no forno coberto com um papel alumínio, deixe cozinhar até murxar, mais ou menos 1/2 hora e reserve.
Cozinhe as batatas, descasque e leve para moer junto com a abóbora.
Pique a cebola e refogue com azeite.
Acrescente a ervilha fresca, deixar cozinhar por alguns minutos, junte o hondashi e misture dentro da polenta. Verifique o sal e acrescente caso queira.
Refogue em uma frigideira o azeite e 2 dentes de alho cortado ao meio.
Coloque os frutos do mar, o vinho branco seco e deixar evaporar.
Tire do fogo, escorra e reserve, acrescente um pouco de azeite na frigideira.
Coloque os tomate em cubos, salgue, deixar cozinhar de 10 à 15 minutos , coloque de volta os frutos do mar e desligue.

Montagem:

Coloque a polenta no prato cobrindo o fundo
Abrir uma parte ao meio e coloque o molho (bem quente).
Sirva em seguida

Suflê de Abóbora

800 gr de abóbora cortada em cubos
6 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de leite quente
Pimenta e noz moscada moídas
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 ovos, gemas e claras separadas
Sal a gosto

Pré-aqueça o forno em 400ºF/ 205ºC. Cozinhe a abóbora como quiser.Depois passe pelo food mill, ou amassador de batatas. Junte a manteiga, o leite, adicione a pimenta, noz moscada. Coloque as gemas batidas, o queijo e sal a gosto. Bata as claras em neve e junte à mistura de abóbora. Coloque numa forma de suflê bem untada. Asse por 25 minutos. Sirva imediatamente.


Sopa de Abóbora com Maçâs Verdes e Camarões

INGREDIENTES

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
2 maçãs verdes picadas (sem casca e sem sementes)
1 maçã verde em fatias finas para decorar
1/2 colher (café) de noz moscada
1 pitada de pimenta da jamaica
1 pitada de canela moída
5 xícaras (chá) de abóbora japonesa sem casca e sem sementes picada
6 xícaras (chá) de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino a gosto
24 camarões médios limpos

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola em duas colheres (sopa) de azeite. Acrescente a abóbora e as maçãs. Junte o caldo e os temperos
Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe até a abóbora ficar macia. Bata no liquidificador e volte o creme para a panela
Confira a espessura e os temperos e se estiver muito espessa acrescente mais caldo. Doure os camarões em 2 colheres (sopa) de azeiteSirva quente e decore os pratos com os camarões e as fatias de maçãs.

Aperitivo de Casca de Abóbora

Ingredientes

3 e 1/2 xícaras de batata
1/3 de xícara de pimentão verde
2 xícaras de casca de abóbora
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de cebola ralada
1/2 xícara de farinha de rosca
1 ovo
1 xícara de óleo para fritar

Modo de Preparo

Cozinhe a batata, descasque, esprema e reserve.
Corte o pimentão em tiras finas e rale a casca de abóbora.
Leve ao fogo uma panela com óleo, doure o alho e a cebola.
Acrescente o pimentão, a casca de abóbora e refogue.
Se necessário, coloque um pouco de água para cozinhar bem até secar.
Acrescente a batata, verifique o sal e cozinhe bem até desgrudar do fundo da panela.
Deixe esfriar.
Modele a massa em formato de bolinhas, passe no ovo e na farinha de rosca e frite em óleo quente.

Nhoque de Abobora- Pumpkin Gnocchi

Ingredientes

½ kilo de abóbora japonesa cozida e amassada
½ kilo de batata cozida e amassada
2 ovos
2 xícaras de parmesão ralado
Sal
Farinha de trigo (ate dar liga)

Como Fazer

Cozinhe e passe pelo espremedor a abóbora e a batata quente.
Despeje em uma tigela, junte os ovos, o queijo, sal a gosto e a farinha ate obter uma massa que solte das mãos. Em superfície enfarinhada faça rolinhos com porções da massa e corte os nhoques em pedaços de 2 centímetros.
Coloque os nhoques em uma panela com água fervente e quando subirem à tona retire-os com uma escumadeira. Sirva com molho, bolonhesa, ou de frango, ou de camarão.

Abóbora Assada

Ingredientes

1 kg de Abóbora (Pode ser do tipo que mais lhe agradar. Não sei especificar o tipo de abóbora que usei, porque conheço pouco. Normalmente, uso as mais laranjinhas. A casca por fora era verde-acinzentada.)

2 colheres de sopa de azeite

1 alho grande

1 Ramo de Coentros

1 colher de sobremesa de orégãos secos

Noz Moscada q.b.

Pimenta preta q.b.

sal q.b.

Preparação

1. Corte a abóbora de modo a que a casca assente no tabuleiro. Eu cortei 8 triângulos, mas podem ser fatias ou qualquer outro corte que lhe dê jeito.

2. Pré-aqueça o forno a 200º e unte um tabuleiro de ir ao forno.

3. Numa tigela coloque o alho bem picado, o sal, os coentros bem picados, a noz moscada (de preferência raspada na hora), a pimenta preta (moída na hora) e 1 colher de sopa de azeite. Envolva os ingredientes.

4. Besunte metade da abóbora com a massa de temperos e coloque-a no tabuleiro com a casca virada para baixo.

5. Pincele a restante abóbora com o resto do azeite e coloque-a no tabuleiro.

6. Leve a assar durante 45min a 1h. A meio da cozedura pode picar a abóbora para ver como ela se encontra.

7. Pode servir quente ou fria, como acompanhamento isolado ou em saladas. Também pode ser usadas para fazer sopa.

Sugestão: Pode utilizar outro tipo de especiarias ou ervas como: salsa, funcho, malagueta, tomilho, etc.

Spatzle de abóbora com gorgonzola

1/2 xícara de abóbora madura cozida e amassada
1 ovo
Água
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino triturada bem grosso
160 g de farinha de trigo (cerca de 1 e 1/4 de xícara + 1 colher (sopa))
1 pedaço de gorgonzola (só tinha 50 g)
2 colheres (sopa) de folhinhas de manjerona
1 colher (sopa) de manteiga

Numa xícara com 240 ml coloque a abóbora bem amassada, já fria. Coloque por cima o ovo e complete o volume com água. Bata no liquidificador até a mistura ficar cremosa. Passe para uma tigela, misture o sal e a pimenta-do-reino e mexa bem. Acrescente a farinha e bata bem até resultar numa massa firme e elástica. Passe pelo instrumento de fazer spätzle. Ou apoie uma tábua com a massa na borda da panela e vá cortando tirinhas com uma faca ou espátula, deixando cair direto sobre a água. Quando as cobrinhas boiarem como nhoque, tire com uma escumadeira e vá ajeitando numa travessa que deve ser mantida aquecida. Junte um pouco de azeite ou manteiga para que as massinhas não grudem.
Numa frigideira, aqueça a manteiga e deixe começar a dourar. Desligue o fogo, junte as folhinhas de manjerona, a massa e o gorgonzola ralado. Chacoalhe a frigideira para incorporar os sabores e nhac.

Rende: 3 porções

Curau de abóbora

Ingredientes

. 500 g de abóbora cortada em cubos
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 vidro pequeno de leite de coco
. 2 xícaras (chá) de leite
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1 colher (café) de sal
. 2 colheres (sopa) de maisena
. 4 colheres (sopa) de margarina.

Para polvilhar: Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque a abóbora a água e deixe cozinhar durante 20 minutos depois que a panela começar a chiar. Espere sair a pressão, abra a panela, escorra a abóbora e deixe esfriar. No liquidificador, bata a abóbora, o leite de coco, o leite, o açúcar, o sal, a maisena e a margarina. Despeje a mistura em uma panela, leve ao fogo e deixe engrossar por 30 minutos em fogo baixo, mexendo para não grudar. Se precisar acrescente mais leite até ficar em ponto de curau. Transfira para um refratário, aguarde esfriar, polvilhe a canela e leve à geladeira até que fique firme.

Dica: Sirva com queijo branco.

Fica uma delícia!

4 comentários:

Meu mundo mágico disse...

Olá Paty, que maravilha seu blog querida, iluminado mesmo^^
E quantas delicias de abóbora, já estou com água na boca hauhauhauhau!!
Me tornei uma seguidora com certeza ;)
Beijos =**

✿ஜ✿ ANDRÉIA ✿ஜ✿ Sant'Anna disse...

Oi Paty! To passando para ver as novidades e aprender um pouco mais sobre a wicca... adorei as receitas com ábobora... e vou experimentar a receita do doce... depois te conto como ficou.

Olha só... publiquei nesta sexta um monte de selos, prêmios, convites para campanha e brincadeira que me repassaram durante um mês... imagina!? Tem selo para dar, vender, emprestar...rsrsrs
Quero te repassar... calma, não são todos que estão lá rsrs ... quero lhe deixar a vontade para escolher qual vc quiser, pois seu blog é merecedor de todos.., e também quero lhe deixar a vontade para não publicar se não quiser... Ok!?

Mais tem um selinho que lá é mágico como seu cantinho... aquele é especialmente para vc.

Só quero que saiba que seu blog está em meus favoritos e para mim seu blog é merecedor de muito e muitos prêmios e selos.
Bjks e tenha um ótimo final de semana.

✿ஜ✿ ANDRÉIA ✿ஜ✿ Sant'Anna disse...

Não aparace a caixinha de seguidores... depois eu volto e tento de novo me tornar seguidora.
Bjks

Meu mundo mágico disse...

Selinho pra vc no meu blog^^
Beijos querida =**